Bruna Kopp - Direito da Moda

Sucesso na advocacia: Direito da Moda

Publicado por

Entrevista exclusiva com a Dra. Bruna Kopp sobre a teoria e prática da advocacia em matéria de Fashion Law

Muitos são os desafios da advocacia. Um(a) profissional de sucesso precisa ser capaz de se destacar da concorrência, prestar serviços jurídicos de excelência e gerir adequadamente o seu negócio.

Desse modo, um(a) advogado(a) de sucesso, em geral, é aquele(a) que reúne inúmeras competências – jurídica, administrativa, relacional, etc – e as aplica com profissionalismo para o bem de sua advocacia e seus clientes.

Em certa medida, tudo começa pela escolha da área de especialização e pelos passos subsequentes. Pensando nisso, temos realizado importantes entrevistas com advogados(as) especialistas em diferentes ramos jurídicos e nichos de mercado. Hoje é a vez de falar sobre Direito da Moda, uma temática pouco conhecida pela maioria dos juristas e, que, portanto, apresenta diversas oportunidades aos profissionais mais habilitados na área.

Convidamos a Dra. Bruna Kopp para introduzir o assunto aos nossos leitores e compartilhar um pouco de sua experiência na matéria. A nossa ilustre entrevistada é a atual presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/DF e CEO do escritório Bruna Kopp Advocacia. É professora da Escola Superior da Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) e Ministrou aulas sobre o Direito da Moda para o Programa Saber Direito da TV Justiça. É pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Elpídio Donizetti e pós-graduada em Direito da Moda – Fashion Law pela UNICESUMAR, entre outras qualificações e experiências.

Esta é mais uma entrevista exclusiva de uma série especial intitulada “SUCESSO NA ADVOCACIA”, onde conversamos com renomados(as) profissionais – todos(as) especialistas em suas áreas de atuação e com êxito em suas carreiras – sobre os desafios e oportunidades de cada seara jurídica, com o objetivo de extrair lições e dicas práticas para você, nosso(a) querido(a) leitor(a), que busca o seu lugar ao sol. Para ter acesso às demais entrevistas, clique aqui.

Viver Direito – O que é o Direito da Moda? Quais são as legislações de maior pertinência?

Dra. Bruna Kopp – O direito da moda, (fashion law), é uma área mercadológica do direito. É o estudo especializado dos diversos ramos do direito aplicado a indústrias, empresas e profissionais da moda.

Dessa forma, não se trata de um ramo autônomo do direito, não existe um código de direito da moda.

Assim, o fashion law, consiste na aplicação das áreas do direito que já conhecemos, como  direito civil, propriedade intelectual, direito empresarial, direito penal, entre outros, de forma especializada para o setor da moda, que possui muitas peculiaridades e necessita de uma proteção específica.

Destarte, o advogado que pretende se especializar com o direito da moda deve primeiramente escolher com qual ramo do direito ele que trabalhar o fashion law, para então começar a atuar com esse novo nicho.

Além do que foi dito acima, o(a) advogado(a) dedicado(a) ao Direito da Moda deve dominar que outras áreas de conhecimento?

Dra. Bruna Kopp – É importante que o advogado especialista em fashion law tenha conhecimento de moda, para que ele possa prestar o melhor serviço ao seu cliente.

Estar acompanhando os acontecimentos do mundo fashion é de extrema importância para assessorar as empresas e os profissionais da moda da melhor forma possível.

Qual é o perfil de cliente mais comum dessa área especializada e quais são as principais demandas jurídicas?

Dra. Bruna Kopp – Irei responder essa pergunta com base na minha experiência profissional.

Eu atuo com o fashion law assessorando empresas e profissionais da moda.

Hoje trabalho especialmente com registros de marcas e desenhos, contratos para profissionais da moda (modelo, estilista, consultor de imagem, entre outros), digital influencer, assessoria jurídica ao e-commerce de moda e assessoria jurídica empresarial.

A maior demanda é extrajudicial, realizando o preventivo, evitando complicações e processos judiciais.

A atuação do advogado especialista é fundamental principalmente para os profissionais da moda, visto que a maioria não possui a profissão regulamentada e o contrato fica sendo a única forma de segurança jurídica para eles nas realizações dos trabalhos.

Como conquistar clientes e se destacar em uma mercado tão nichado?

Dra. Bruna Kopp – O primeiro passo é buscar a especialização na área, para então poder iniciar a disponibilidade dos serviços no direito da moda.

Creio que no geral para se destacar é: ser visto para ser lembrado.  Sei que esta frase é clichê, mas é muito verdadeira.

Então eu indico que o advogado comece a falar sobre o assunto nas suas redes sociais, no seu site, entre os seus colegas, para poder deixar visível que está atuando na área.

Entrar para Comissão de Direito da Moda do seu Estado vai ajudar com certeza também.  Hoje já existe Comissão de Direito da Moda em praticamente todas as seccionais da OAB. E para fechar com a chave de ouro, fazer um curso de empreendedorismo jurídico e pensar em todas as dicas do curso para aplicar com as empresas e profissionais da moda.

Nesse sentido, qual é a relevância do networking e quais as vossas dicas para quem está iniciando?

Dra. Bruna Kopp – O networking é importantíssimo, eu já consegui muitos clientes no Direito da Moda através de parcerias com outros colegas advogados.

Como dito acima, entrar para a Comissão de Direito da Moda da OAB é uma ótima opção, pois lá o advogado conhecerá vários colegas, o que irá proporcionar um ótimo networking.

O Direito da Moda é um nicho novo de atuação, assim você tem mais oportunidades de crescer e se destacar nessa área, de oferecer ao cliente um “novo produto jurídico”, o que é inovador.

A dica que eu deixo para quem está iniciando é COMECE E NÃO DESISTA! Empreender na advocacia não é fácil, mas é muito gratificante e recompensador.

Veja também