Por Cristina Alves, advogada e membro de comissões da OAB/DF
Quando pensamos em liderança, imediatamente vem a nossa cabeça que são aqueles que se destacam, que mandam, que sabem tudo. Isso NÃO é verdade. Líderes são pessoas comuns que erram, acertam e evoluem, e, como qualquer um, buscam o aperfeiçoamento.
Um verdadeiro líder é aquele que faz com que as pessoas acreditem que são capazes de vencer qualquer barreira. Ele incentiva, motiva e inspira todos ao seu redor. Pode ser um professor, um padre, um líder de uma banda, um escritor de livro (que influencia por meio de sua obra).
Todos podem liderar. Porém, algumas atitudes levam uma pessoa a ser um LÍDER DE SUCESSO.
Apresento 10 atitudes que formatam esse modelo:
1. Investe no desenvolvimento da equipe. É o escultor de uma obra de arte oculta ou inacabada dentro de cada pessoa;
2. Fornece Feedback constantemente. Esse retorno é essencial para corrigir falhas ou potencializar o crescimento pessoal/profissional. Com isso, conquista a confiança e admiração dos liderados, pois o feedback do líder é valioso tanto para a carreira, quanto para a vida;
3. Delega responsabilidades e autoridade. Essa atitude expressiva, valoriza e auxilia no desenvolvimento da equipe;
4. Incentiva o autodesenvolvimento. Dessa forma, incentiva o outro a ser cada vez melhor formando líderes sem medo da concorrência;
5. Propõe pensamentos inovadores. Estimula a “pensar fora da caixa”, com criatividade, ousadia e desafios alcançáveis;
6. Escuta, pergunta e pede conselhos. É a diferença entre líder e chefe;
7. Sabe ensinar e compartilhar conhecimento. Uma das habilidades mais importantes para o sucesso da equipe. Ademais, busca o próprio aprimoramento profissional contemplando aspectos técnicos e competências comportamentais muito exigidas em cargos de liderança;
8. É um exemplo a ser seguido. É o líder influenciador, aquele que conquista respeito e credibilidade por incentivar a equipe a adotar uma postura semelhante;
9. Recompensam por bons resultados. Além disso, continuam motivando quem ainda não conseguiu;
10. Identifica e aproveita talentos e continua incentivando os demais para que consigam, a seu tempo, desenvolver habilidades e competências. Sabe usar o talento dos liderados para atingir níveis de excelência dentro da equipe.
Essas são algumas atitudes que devem possuir um líder. Não necessariamente as dez. Lembrando que existem muitas outras que não foram esgotadas aqui.
Para mim, um grande líder desenvolve habilidades novas a cada evolução própria. O mais importante é compartilhar o melhor que tiver e puder para o crescimento do outro. Possuir sensibilidade e empatia. Porque o verdadeiro líder TRANSFORMA.

Dra. Cristina Alves: advogada especialista em Direito Médico e da Saúde, com foco em defesa dos pacientes; Secretária Adjunta da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF; Membro da Comissão de Direito Médico OAB/DF; Membro da Comissão de Direitos Sociais-OAB/DF; Advogada parceira do Escritório Batalha e Batalha Advogados Associados.