Oito anos após a sua criação, em 2013, a Finch lança seu e-book pioneiro intitulado “Jurimetria: indo muito além dos dashboards”. A partir de um breve histórico sobre o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) no mundo, a obra aponta as principais utilizações desta tecnologia no meio jurídico. Segundo Renato Mandaliti, CEO da Finch, a aplicação dessa metodologia em grandes empresas do país para determinar padrões, montar modelos e prever comportamentos sobre resultados de ações judiciais, recomendações de acordos e, ainda, sugerir provisionamentos pode gerar uma economia de até 40% dos valores que seriam gastos com processos, em algumas situações.
De acordo com “Jurimetria: indo muito além dos dashboards”, a IA contribui na estruturação de dados de processos judiciais e na criação de casos de uso e aplicações de jurimetria, otimizando as operações de escritórios de advocacia e departamentos jurídico de grandes corporações. Segundo o CEO da Finch, a virtualização da justiça no Brasil é uma realidade e de todo o acervo atual de processos judiciais que tramita na justiça, apenas 27% são físicos. A grande maioria é digital e este ambiente bastante virtualizado vem abrindo grande espaço para a jurimetria.
Assim, o objetivo do e-book é contribuir para a literatura específica na área, mostrando que o uso da jurimetria está se tornando cada vez mais frequente em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia em todo o Brasil. “Além disso, precisamos mostrar que a tecnologia não substituirá os profissionais jurídicos na aplicação do Direito. Entretanto, o advogado precisa estar atento às mudanças e se atualizar, buscar especializações, sobretudo nas áreas de ciência de dados, gestão e planejamento”, finaliza Renato.
Para adquirir o exemplar, gratuitamente, basta acessar: https://conteudo.finchsolucoes.com.br/h-landing-page-e-book-jurimetria.
A Finch é uma legaltech que embarca tecnologia em todos os seus serviços. Para tanto, possui trezentos robôs em atividade, consulta, diariamente, em torno de dois milhões de processos em sites do Poder Judiciário e em outras bases públicas, possui mais de dez milhões de ações armazenadas, já realizou 2.5 milhões de notificações, processou um bilhão de documentos em sua plataforma, realiza mais de 100 mil cadastros e executa aproximadamente 550 mil fluxos de trabalho por mês. Por meio da coleta, do tratamento e da transformação de dados em conhecimento, a plataforma Finch aplica a jurimetria analítica e a estratégica para analisar e interpretar as informações jurídicas e recomendar decisões assertivas, que ajudam a criar estratégias vencedoras de negócios e agregam valor substancial para seus clientes.